terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasil








Brasil ainda Longe de ser um País Rico

Este era o tema central da matéria Giuliano Guandalini e Laura Diniz  divulgado na revista veja que nós fazem refletir sobre a nossa real economia e o atual papel do Brasil aos olhos do Mundo. De certeza somos um país em franco crescimento e com uma economia hoje estabilizada e respeitada por muitos países ao contrário de anos passados.
Hoje o povo brasileiro teve um aumento considerado em seus salários e melhor poder de compra devido aos novos empregos gerados, reflexo de uma economia ascendente.
Não querendo dizer que ainda não existam bolsões de pobreza em nosso pais, pois o mesmo tem dimensões continentais e uma cultura ainda distorcida.

Opinião aparte segue trecho da matéria dos autores citados acima para a vossa apreciação.

O Brasil sobe ao posto de sexta maior economia do planeta. Falta agora firmar o passo para alcançar o padrão de vida dos desenvolvidos.
O Brasil provavelmente chegou ao fim de 2011 como o dono da sexta maior economia do mundo, ultrapassando pela primeira vez a Inglaterra - o país que ergueu um império onde o sol nunca se punha, berço da Revolução Industrial e do capitalismo moderno. 

Até 2015, de acordo com as projeções mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB brasileiro deverá também superar o da França, tornando-se então o quinto maior do mundo. A ascensão econômica brasileira no cenário internacional resulta não apenas dos méritos indiscutíveis do país nos últimos anos, mas também do momento de crise e estagnação na Europa, continente que ruma para uma década perdida. Simbólico do reverso nas fortunas é o fato de que hoje são os europeus (e até mesmo os americanos) que buscam atrair a ajuda financeira do Brasil, e não o contrário, como sempre foi a regra. 

O entusiasmo brasileiro, no entanto, deve ser devidamente ponderado. Ainda serão necessárias décadas até que o país possa alcançar um padrão de vida similar ao de nações desenvolvidas.
Estar entre os maiores PIBs do planeta, no entanto, não significa que o país tenha se tornado uma nação desenvolvida, como bem sabe qualquer brasileiro confrontado diariamente com episódios de violência e cenas de miséria. A economia brasileira é grande em termos absolutos. Mas, quando se leva em conta o número de habitantes do país, a comparação internacional fica menos lisonjeira.

Torcemos Brasil para que cheguemos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário