quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Rogerio Jose Brandao _ Médico Oncologista

Trancrevo aqui matéria escrita pelo amigo Rogério por considerar impecável
suas respostas sobre o assunto.

Questões em Oncologia
Com mais de 30 anos de experiência em Oncoclogia Clínica, freqüentemente tenho que responder a questões que me parecem ser comum a todos. Resolví postar estas questões aquí no FB e espero que sejam úteis. São respondidas de forma simples e sem "medicinês", de forma a se tornar compreensível.

1. O que é o Câncer?
O câncer é uma doença caracterizada por alteração nos mecanismos de controle celular, levando a um crescimento desordenado das células comprometendo órgãos e tecidos vizinhos.
Sob este mesmo nome existem cerca de 400 doenças completamente diferentes entre si e diferenciadas pela origem celular, velocidade de crescimento e capacidade de invadir órgãos e tecidos vizinhos.

2. Como se contrai o câncer?
Existem fatores internos e externos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer. Na grande maioria das vezes, em cerca de 85% dos casos, o câncer é uma doença adquirida no meio ambiente, por exposição pessoal a agentes carcinogênicos físicos, químicos e biológicos.
Só uma pequena parcela desta doença é transmitida geneticamente de pais para filhos.

3. Então o câncer pode ser hereditário?
As mutações que ocorrem nas células reprodutivas podem ser transmitidas para as gerações seguintes, como no caso do Retinoblastoma, câncer de mama familiar, câncer de cólon familiar, entre outros. Além disto, fatores genéticos individuais tornam determinadas famílias mais susceptíveis que outras a desenvolver o câncer. Mas isto representa apenas cerca de 10% dos casos.

4. O câncer é "contagioso"?
Não. Mesmo os tipos de cânceres atribuídos a vírus não são adquiridos por contágio direto, pois é preciso que o agente desencadeie no organismo um complexo de carcinogênese e o organismo não seja capaz de reconhecer e eliminar as alterações induzidas. Por isto, afirmações como as sugeridas por Hugo Chaves são fantasiosas e sem fundamento científico.

5. Então como se dão estas transformações no organismo para o desenvolvimento da doença?
O desenvolvimento do câncer, isto é, a oncogênese, é um processo bastante complexo. Poderíamos resumi-los em 3 fases:
- Na primeira fase, chamada de INICIAÇÃO TUMORAL, a célula sofre um dano em seu código genético (DNA) de uma forma espontânea ou por ação de carcinogênicos iniciadores.
- Na fase seguinte, dita fase de PROMOÇÃO TUMORAL, a célula já iniciada continua a sofrer alterações que estimulam sua multiplicação. Estas sucessivas alterações levam a malignização da célula.
- Finalmente, na terceira fase temos a fase de PROGRESSÃO TUMORAL, onde ocorre uma multiplicação desordenada e irreversível das células já alteradas. Nesta fase o processo neoplásico já está instalado.

6. Como o organismo se "defende" do câncer?
As células e os organismos possuem um sofisticado sistema de defesa contra as agressões externas e danos no patrimônio do DNA. Este sistema permite reconhecer o seguimento do DNA que foi lesado e não permitir a reprodução desta célula até a reparação deste DNA, com a finalidade de se evitar uma mensagem errada para a célula filha.
Algumas vezes, a célula chega ao início do processo de divisão com tanto dano no seu DNA que a reparação não é mais possível. Neste caso, é ativado um sinal que dispara um processo de morte celular, protegendo o organismo.
Além disto há nos organismos enzimas que atuam na transformação e eliminação de substancias cancerígenas, minimizando seus danos.
Os organismos dispõem ainda de um sistema imunológico de defesa natural realizado tanto por células especializadas quanto por imunoglobulinas.
Só quando a célula falha a todos estes sistemas de defesas é que o processo é deflagrado.

7. Quais são as principais substâncias responsáveis pela promoção do câncer?
Estudos estatísticos apresentam os seguintes números:
Carcinógeno envolvido %
Alimentar 35%
Tabagismo 30%
Infecções 10%
Comportamento sexual 7%
Exposição profissional 4%
Exposição solar 3%
Alcoolismo 3%
Radiações ionizantes 2%
Outras causas 7%

8. Então o tabagismo é causa comprovada de câncer
?
Inquestionavelmente! O Tabagismo é responsável por 30% das mortes devidas ao câncer. Só no Brasil isto representa cerca de 45.000 óbitos por ano. Se nós analisarmos apenas os cânceres de pulmão, cerca de 90% deles estão associados ao tabagismo.
E mais: o tabagismo responde por 25% das mortes devidas a infarto, 25% das mortes por acidente vascular cerebral e 85% das mortes por doenças obstrutivas respiratórias.
O tabagismo é a principal causa de morte prevenível no mundo.

9. O que é um tumor? Todo tumor é uma forma de câncer?
Em medicina chamamos de tumor a qualquer aumento de volume desenvolvido no corpo. Existem os tumores benignos, como é o caso dos lipomas, dos cistos sebáceos ou das verrugas simples, e os tumores malignos, os ditos cânceres.

10. O que uma neoplasia?
Chamamos de neoplasia quando o tumor se desenvolve por crescimento no número de células. Temos as neoplasias benignas e malignas.

11. O câncer tem cura?
Sim. O diagnóstico de um câncer não representa uma sentença de morte.
Podemos atualmente curar cerca de 2/3 dos pacientes oncológicos, com o tratamento adequado para o caso.

12. Como se trata o câncer?
Utilizamos várias armas para o tratamento do câncer, quer isoladamente quer em combinação. A primeira das armas é a Cirurgia, sempre particularizada para o caso. Dispomos também da radioterapia com fontes de irradiação interna ou externa e do tratamento clínico oncológico, agrupado como quimioterapia.
No tratamento clínico oncológico, lançamos mão de agentes citostáticos que são os quimioterápicos, agentes hormonais ou bloqueadores de hormônios, agentes biológicos ativos como as interleucinas e interferons, anticorpos monoclonais, e terapias alvo específicas.
Para o adequado tratamento do câncer é necessária uma equipe multidisciplinar, onde cada caso seja particularizado e analisado em todas as variáveis existentes para melhor beneficio do paciente. Nenhum paciente oncológico deveria ser objeto de tratamento sem a participação de uma equipe oncológica.

13. O que se pode fazer para evitar o câncer?
Não existe uma "fórmula" 100% segura para se evitar o câncer, porém alguns conselhos podem ser bastante úteis:

Uma regra geral é ter bons hábitos de vida, higiene e dieta.
Comer diariamente alimentos integrais e 5 ou mais porções de frutas, verduras e legumes.
Reduzir o consumo de gorduras para um máximo de 30% do valor calórico total.
Limitar o consumo de carnes vermelhas, frango com pele, frituras, manteigas e leite integral.
Manter o peso ideal por adequada combinação de dieta e exercícios físicos.
Evitar o consumo de alimentos ensacados e defumados.
Não consumir alimentos mofados.
Cuidado com o uso de agrotóxicos e hormônios, substâncias cada vez mais utilizadas na agro-pecuária.
Evitar exposição desnecessária ao sol. Pessoas de pele muito clara deve usar sempre um filtro solar ao se expor ao sol.
Evitar exposição a radiações ionizantes como Raios-X, usinas nucleares ou mesmo campos eletromagnéticos como os existentes próximos a estações de alta tensão.
Ter uma vida sexual regrada e praticar somente sexo seguro.
Evitar tratamento hormonal sem indicação específica e controle médico.
Realizar visita periódica ao médico e manter atualizado exames de prevenção como a papanicolau, mamografia e PSA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário